sexta-feira, 20 de maio de 2011

pegadas - bebeto alves



Nas pegadas das minha botas
Trago as ruas de Porto Alegre
E na cidade de meus versos
O sonho dos meus amigos
Caminhando pelas ruas de
uma cidade americana
Eu percebo que não quero migalhas
Nem tampouco medalhas
Isso tudo é ilusão
Vendo as mesmas mentiras
num país desenvolvido
Armado até os dente para a guerra
Me dói o coração
Perceber a situação que estamos
envolvidos sem perspectivas
De qualque solução
Nas pegadas...
É quando penso na razão que nos leva a acreditar
Que estamosmudando um país
Uma voz vem lá de dentro que me diz
Que o sistem no fundo é o mesmo
e em nós se perpetua
E não cabe mais aqui e agora
essa máquina que nos fez aprendiz
De um poder vagabundo
Nas oegadas das...
E não podemos mais
desperdiçar energia
Com uma vazia retótica estética
amordaçando o grito de um coração
Que luta contra toda falta de perspectiva
e informação do pensamento
Abatado pelos mísseis imperialistas
dentro de sua própri nação
com toda falta de cultura, sensibilidade,
amor, respeito e educação
Nas pegadas...
E fico puto ao constatar que
desperdiçamos tempo parados em segredo
Bebendo num bar que nos feriu
a memória e nos tirou a força humana
O único sentido de revolução de um ser
O objetivo intrínseco de um homem
novo de qualquer geração
Para toda e qualquer falta de possibilidade
Tem que haver reação
Nas pegadas...
E agora eu seique o que nos ensinou a esperar inutilmente
Foi a burocracia, o misticismo e a religião
Esperar por Deus, por alimento, pão
Esperar que as coisas mudem num próximo momento
E eu atento contra a culpa e o sofrimento
judaico-cristão
Contra toda dúvida e medo
Com muita insatisfação
Nas pegadas...
Caminhando pelas ruas de uma cidade americana
Eu lembro o poeta Duclós que disse-me estar a salvo -
não é se salvar
E eu complementaria, hoje em dia
se sentir salvo é esperar pela salvação
E nada nos salvará
Um dia, ainda, nos aniquilarão
Parodiando Russians do Tting
eu também diria
Então espero que os brasileiros amem seus filhos,
de coração
Nas pegadas...
Autor: Bebeto Alves (pegadas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário